Eventos
 
Ensino Fundamental e Médio - Faça sua pré-matrícula

DIAGNÓSTICO
                                                                                                                                 

O COLÉGIO CUNHA, situado na Av. União (anel viário) Esquina com a 42 E, Qd 88 Lt 09, Setor Garavelo Park, município de Aparecida de Goiânia – GO, CEP 74.930-600, sabendo que só há mudanças no país se houver transformações profundas na educação, através da construção deste projeto uma proposta que contribuirá para uma melhoria na qualidade do ensino. Só assim, é possível formar cidadãos críticos, competitivos e capazes o bastante para serem agentes transformadores de sua realidade e do contexto social.

O Colégio Cunha assume um compromisso político e social, em uma abordagem interdisciplinar, esboçando o novo perfil das escolas privadas, em Goiás. Na escola o projeto político pedagógico será um conjunto de princípios capazes de orientar a ação da escola, ação esta que deve ser formulada e redimensionada levando mudanças paradigmáticas que ocorreram nas Escolas Privadas ao longo de sua historicidade, enquanto prática social, mostra a necessidade de adequar o processo de formação do cidadão às transformações sociais.
Nessa perspectiva, o COLÉGIO CUNHA, se posiciona enquanto elemento transformador e formador de cidadãos, levando seus alunos a repensarem e construírem uma nova imagem de si, entendendo-se como agentes dessa ação. 

JUSTIFICATIVA


Os nossos jovens, hoje, na escola fundamental, dão os primeiros passos de suas vidas, em meio a uma sociedade na qual vão se acumulando as ameaças e a leitura das oportunidades requer cada vez mais sabedoria. Nesse sentido, a escola é uma oportunidade, senão a maior de todas.

Este documento constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de todo o corpo docente do Colégio Cunha.

Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais empreendidos no Colégio. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.

As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que o elaboraram.

Esta proposta tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.

É nesta perspectiva que o Projeto Político Pedagógico do Colégio Cunha, deverá ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica. Desta forma, não se pretende oferecer um manual para o corpo docente, sua proposta é dialogar a respeito da estrutura educacional, dos conteúdos e da metodologia deste, bem como ter claro seus fins e objetivos.
Assim, a abordagem desta proposta objetiva situar o corpo docente, quanto aos procedimentos essenciais pertinentes ao Projeto Político Pedagógico do Colégio Cunha. Mais do que as teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária a viabilização efetiva deste documento.

O Colégio cunha acredita e investe no amadurecimento intelectual e cognitivo, da mesma forma que é convicto que os aspectos emocionais e sociais são importantes na formação plena dos alunos, principal foco desse trabalho. Sendo esse objetivo maior de todos os esforços no sentido de capacitar uma equipe de Educadores que atua direta e indiretamente com eles.

MISSÃO E VISÃO DA ESCOLA


Missão:


Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade, capacitando a pessoa humana para o exercício profissional e de cidadania, atuando na sociedade com responsabilidade através da consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

Visão:


Ser um colégio de referência de ensino e cultura que contribua para a educação de crianças, jovens e adultos atuando formador e transformador da sociedade.

Os nossos objetivos para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são:

  1. Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca do conhecimento;
  2. Compreender a cidadania como participação social, política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, sociais e civis, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdios às injustiças, respeito ao outro e exigindo para si mesmo respeito
  3. Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais em contextos, públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  4. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
  5. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  6. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA

1. Função Social da Escola:

Promover, ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um homem consciente e participativo na sociedade em que está inserido.

2. Eixos Norteadores:

Aprender a aprender.
Valores: respeito, solidariedade, disciplina, coletividade.
Trabalho unificado – coletivo.
Criar para humanizar.
Compromisso

3. O Trabalho Pedagógico

Para refletir sobre a função social da escola nos referendamos no texto “Escola: Projeto coletivo em construção permanente”. O grupo conclui que é necessário um repensar a organização político-pedagógica que permita:
1. Trabalhar valores culturais, morais e físicos;
2. Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;
3. Compreender este aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.

A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda a comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.
"... a escola, por si só não forma cidadãos, mas pode preparar instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania”.

Para que a escola cumpra a  sua função social será necessário:
• Integração e participação da comunidade escolar;
• Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando;
• Cursos de formação e qualificação dos profissionais da educação;
• Criação e reorganização do espaço físico;
• Material didático e outros que facilitem o trabalho do professor;
• Número de alunos em sala de aula condizente com a metragem do ambiente;
• Recursos humanos, pedagógicos e financeiros;
• Cobrança de regras de convivência em grupo;
• Melhor qualificação profissional;
• Política que estabeleça professores efetivos;
• Restabelecimento da motivação e credibilidade dos professores.

4. Concepções

4.1 De Mundo: O mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido à rapidez do processo de assimilação das informações e pela globalização torna-se necessário proporcionar ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano que se imagina.
Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.

4.2 De Sociedade: Somos uma sociedade capitalista, competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.

4.3 De Homem: O homem, na atualidade, é um ser competitivo e individualista, resultado das relações impostas pelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem próprio, mas, acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual faz parte.
O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio do movimento dialético "do social para o individual para o social". Destarte, torna-se sujeito da história.

4.4 De Educação: O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes "cristalizado" e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade.

EIXOS DA ESCOLA


1. EDUCACIONAL

1. Educacional


O Ensino Fundamental, cujo objetivo maior é a formação básica do aluno. A oferta do ensino fundamental com idade entre 6º e 9º anos.
Do 1° ao 9° ano

O Ensino Médio
1ª Série
2ª Série
3ª Série

2. Pedagógico

A metodologia de ensino fundamental e ensino médio do Colégio Cunha estão baseada na proposta sócio-construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
A proposta pedagógica do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

Turno de Funcionamento

O horário de funcionamento do Colégio Cunha será no período matutino, das 07h00min h às 12h20min h.

O Ensino Fundamental do Colégio Cunha funcionará nos seguintes horários:

Quadro de horário

TURNO/HORÁRIO
MATUTINO

1ª AULA

7:10 - 8:00

2ª AULA

8:00 - 8:50

3ª AULA

8:50 - 9:40

INTERVALO

9:40 - 09:55

4ª AULA

9:55 - 10:45

5ª AULA

10:45 - 11:35

6ª AULA

11:35 - 12:20

O Ensino Médio do Colégio Cunha funcionará nos seguintes horários:

Quadro de horário

TURNO/HORÁRIO

MATUTINO

NOTURNO

1ª AULA

7:10 - 8:00

18:30 – 19:20

2ª AULA

8:00 - 8:50

19:20 – 20:10

3ª AULA

8:50 - 9:40

Intervalo 20:10 – 20:20

INTERVALO

9:40 - 09:55

20:20 – 21:10

4ª AULA

9:55 - 10:45

21:10 – 22:00

5ª AULA

10:45 - 11:35

--------

6ª AULA

11:35 - 12:20

--------

Identificação

Colégio Cunha

Localização


Avenida União S/N quadra 88 lote 09 Garavelo – Residencial Park, Aparecida de Goiânia – GO.
Mantida pelo CDEC – Centro de desenvolvimento Educacional Cunha Ltda.

Instalações e equipamentos


Para ministrar o ensino fundamental e médio será utilizado de acordo com as exigências legais. As salas de aula são mobiliadas adequadamente, a escola esta adaptada para acesso de portadores de necessidades especiais.

Laboratórios

- Anatomia
- Física
- Química
 - Informática
- Biblioteca
- Sala Jogos
- Música
- Canto
- Quadra de esportes

Valores DAS MENSALIDADES PARA ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - 2016

BERÇÁRIO
DE 6 MESES A 2 ANOS
12 x 260,00 = 3.120,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.
INFANTIL
DE 3 A 5 ANOS
12 x 260,00 = 3.120,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.

ENSINO FUNDAMENTAL I
1º ANO AO 5º ANO
12 x 260,00 = 3.120,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.

ENSINO FUNDAMENTAL II
6º ANO AO 9º ANO
12 x 260,00 = 3.120,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.
ENSINO MÉDIO
1º SERIE À 3º SERIE
12 x 360,00 = 4.320,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.
PERÍODO INTEGRAL (DO BERÇÁRIO AO ENSINO FUNDAMENTAL I)
PARA TODOS OS ANOS
12 x 500,00 = 6.000,00
5% desconto para cada irmão ou pessoa indicada.
 
Colégio Cunha
Telefones: (62) 3288-1915 / 3288-2639
Av. União (Anel Viário), Qd 88 Lt 09, Garavelo Residencial Park
Aparecida de Goiânia - CEP: 74900-630
E-Mail: secretaria@colegiocunha.com.br

Colégio Cunha
2010 - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido e mantido por Arquivo de Códigos