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ASPECTOS HISTÓRICOS

O Colégio Cunha é a concretização de um sonho acrescido do desejo de contribuir para uma educação humanizadora, responsável e crítica, respeitando o tempo necessário a vivencia da infância e buscando ampliar o universo lúdico e real da criança.
O Colégio iniciou-se a partir de um sonho idealizado pelo senhor Joaquim da Cunha Pereira, responsável pela instituição o qual percebeu que poderia contribuir com o desenvolvimento educacional do alunado do setor Garavelo e bairros adjacentes.  
E assim tudo começou no ano de 2010, com a realização do Projeto Político Pedagógico voltado para a oferta de cursos Técnicos no período noturno e de Ensino Fundamental e Médio no turno matutino e período integral, deste então foi fomentando o desejo de abranger seu público alvo com a integração de um projeto que atendesse também os anseios do alunado da Educação Infantil para o ano de 2016.
Sendo assim ressaltamos que para a excussão deste projeto, o Colégio Cunha conta com suas instalações em prédio próprio, contando com amplas salas de aulas, quadra esportiva, brinquedoteca, laboratório de informática e de biologia, vários brinquedos e jogos pedagógicos, materiais esportivos, diversos livros literários dentre outros. Para assim propiciarmos meios para que a criança possa desenvolver-se em sua totalidade.

 

FILOSOFIA / GESTÃO

O Colégio Cunha tem como filosofia fundamentar-se no cuidado e na educação da criança como cidadão, sujeito ativo no processo de construção e desenvolvimento do seu conhecimento histórico-social e cultural, pautado na proposta sócio construtivista, que almeja objetivos de elevar a criança a explorar e descobrir as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
Onde o aprendizado é permanente e constante, no intuito de despertá-lo em um ser pensante, criativo e participativo. Com o espírito do bem servir a comunidade (sociedade), preservando os princípios fundamentais de sua formação inicial.
De forma que ao se desenvolver se torne um ser crítico pensante e participativo na Sociedade. Podendo ainda contribuir com a formação de outros indivíduos junto à comunidade na qual estiver inserido, como cidadão ativo.
Hoje, a criança é vista como um sujeito de direitos, situado historicamente e que precisa ter as suas necessidades físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais supridas, caracterizando um atendimento integral onde todas as suas dimensões sejam respeitadas.
Assim, a concepção da criança como um ser particular, com características bem diferentes das do adulto, e contemporaneamente como portador de direitos enquanto cidadã, tonar o atendimento às crianças de 06 meses a 5 anos e onze meses ainda mais específico, exigindo do educador uma postura consciente de como deve ser realizado o trabalho com as crianças pequenas, quais as suas necessidades enquanto criança e enquanto cidadãs.

 

OBJETIVOS DO COLÉGIO

OBJETIVO GERAL

  • Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade, procurando excelência, através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, Secretaria Municipal de Educação (através do Apoio Pedagógico) e da SEE, em um processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser único, mas também coletivo.
  • Na Educação Infantil se faz necessário um olhar amplo para o universo das crianças para juntos a equipe possa contribuir para o seu crescimento intelectual, social e pessoal. Assim deve-se estar atento procurando desenvolver na criança uma imagem positiva de si tornando-a mais independente, conhecendo suas capacidades e suas limitações para se desenvolver melhor, também procurar sempre manter a relação aluno-escola-comunidade, voltada para a formação integral do indivíduo enquanto cidadão.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Valorizar as múltiplas inteligências, dando oportunidades do educando desenvolver suas potencialidades.
  • Tornar o ambiente escolar mais prazeroso, facilitando aprendizagens significativas;
  • Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças, adotar posturas na escola, em casa, e em sua comunidade que os levem a interações construtivas justas e ambientalmente sustentáveis.
  • Desenvolver conteúdos derivados do cotidiano do educando, utilizando situações que apareçam em sala de aula, discutindo e informando através dos temas transversais.
  • Desenvolver princípios de valores e ética, propiciando o respeito mútuo a diversidade e a solidariedade, dentro de um ambiente de interação.
  • Resgatar a unidade do saber e do fazer através de uma prática interdisciplinar, buscando metodologias diferentes ao ensinar.
  • Proporcionar condições favoráveis para a construção consciente de valores cívicos e sociais.
  • Compreender os vários tipos de saúde (física, mental, espiritual e ambiental) como direito de cidadania, valorizando as ações voltadas para sua promoção, proteção e recuperação; conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária à sobrevivência.
  • Oportunizar a liberdade de expressão garantindo a autonomia com responsabilidade diante dos fatos cotidianos com sabedoria e comprometimento.
  • Tornar o educando consciente, participativo e condutor de ideias capazes de surtir um efeito prático diante do desenvolvimento sustentável.
  • Promover a vivência de valores permanentes, interagindo com a metodologia da pedagogia de projetos, envolvendo assuntos que emergem da realidade das crianças.
  • Permitir que a criança se interaja, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Incentivar a criança a utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender a ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avancem no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

 

VISÃO:

Ser um colégio de referência de ensino e cultura, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas e que contribua para a educação de crianças, jovens e adultos, atuando como agente formador,crítico, empreendedor e transformador da sociedade.

MISSÃO:

Nosso compromisso é promover um ensino de qualidade a todos os educandos, tendo como objetivo garantir a criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito à proteção, á saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças, ou seja, desenvolvimento integral do aluno (a), em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

REGIME DE FUNCIONAMENTO:

O Colégio Cunha funciona no horário de 6h30min ás 22horas, e com base no calendário escolar, o mês de julho é de férias coletivas, final do mês de dezembro e início de janeiro, recesso para os profissionais da educação. Nesses períodos o Colégio não funciona com as crianças, totalizando, no final do ano, em média 202 dias letivos de atendimento. A instituição oferecerá atendimentos a (quantidade de criança) com a faixa etária de 06 meses à 5 anos e onze meses, em período matutino, vespertino ou em período integral.

Período: segunda a sexta-feira
Turno: matutino, vespertino ou/integral e noturno.
Entrada matutina: 07h00min às 07h15min
Saída matutino: das 11h00min às 11h15min 
Entrada Vespertina: 13h00min às 13h15min
Saída vespertina: 17h00min às 17h15min
Entrada dos alunos do período Integral: 06h30min às 07h15min
Saída dos alunos do período Integral: 17h00min às 18h00min     
Entrada noturna: 19h00min às 19h15min
Saída noturna: 21h45min às 22h00min  

Número de crianças por sala de aula:

SALA DE AULA

NÚMERO DE CRIANÇAS

IDADE

Lactário

10 crianças

6 meses – 1 ano e seis meses

Berçário

13 crianças

1 ano e meio – 2 anos e meio

Maternal I

19 crianças

2 anos e meio – 3 anos e meio

Maternal II

18 crianças

3 anos e meio – 4 anos e meio

Jardim I

22 crianças

4 anos e meio – 5 anos e meio

Jardim II

23 crianças

5 anos e meio – 5 anos e 11 meses

 

 

ORGANOGRAMA DA UNIDADE DE ENSINO:

 

 

 

 

RECURSOS

Recursos Humanos

O Colégio Cunha entende que todos os profissionais de sua instituição são educadores, por ser esta a melhor forma de desempenhar sua missão. Para ser um bom educador o profissional deve ser alguém que:

  • Tenha consciência do seu papel de educador, transformador de uma geração;
  • Busque na Educação caminhos de auto realização e crescimento pessoal;
  • Tenha capacidade de interferir positivamente em situações de conflitos do cotidiano;
  • Seja crítico e argumentativo, mas também flexível;
  • Seja dinâmico, criativo, autônomo, ativo e proativo;
  • Sinta-se e aja como autor da proposta pedagógica do Colégio;
  • Trabalhe com emoção e prazer.

A equipe tem as seguintes funções e seus respectivos membros:

 
 
Colégio Cunha
Telefones: (62) 3288-1915 / 3288-2639
Av. União (Anel Viário), Qd 88 Lt 09, Garavelo Residencial Park
Aparecida de Goiânia - CEP: 74900-630
E-Mail: secretaria@colegiocunha.com.br

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