Eventos

 

Os nossos jovens, hoje, na escola fundamental, dão os primeiros passos de suas vidas, em meio a uma sociedade na qual vão se acumulando as ameaças e a leitura das oportunidades requer cada vez mais sabedoria. Nesse sentido, a escola é uma oportunidade, senão a maior de todas.
Este documento constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Fundamental. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de todo o corpo docente do colégio Cunha.
Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais empreendidos no Colégio. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.
As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que o elaboraram.
Esta proposta tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.
É nesta perspectiva que o Projeto Político Pedagógico do Colégio Cunha, deverá ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica. Desta forma, não se pretende oferecer um manual para o corpo docente, sua proposta é dialogar a respeito da estrutura educacional, dos conteúdos e da metodologia deste, bem como ter claro seus fins e objetivos.
Assim, a abordagem desta proposta objetiva situar o corpo docente, quanto aos procedimentos essenciais pertinentes ao Projeto Político Pedagógico do Colégio Cunha. Mais do que as teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária a viabilização efetiva deste documento.

O Colégio cunha acredita e investe no amadurecimento intelectual e cognitivo, da mesma forma que é convicto que os aspectos emocionais e sociais são importantes na formação plena dos alunos, principal foco desse trabalho. Sendo esse objetivo maior de todos os esforços no sentido de capacitar uma equipe de Educadores que atua direta e indiretamente com eles.

 


1. Função Social da Escola:
Promover, ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um homem consciente e participativo na sociedade em que está inserido.


2. Eixos Norteadores:
Aprender a aprender.
Valores: respeito, solidariedade, disciplina, coletividade.
Trabalho unificado – coletivo.
Criar para humanizar.
Compromisso


3. O Trabalho Pedagógico
Para refletir sobre a função social da escola nos referendamos no texto “Escola: Projeto coletivo em construção permanente”. O grupo conclui que é necessário um repensar a organização político-pedagógica que permita:
1. Trabalhar valores culturais, morais e físicos;
2. Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;
3. Compreender este aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.
A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda a comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.
“... a escola, por si só não forma cidadãos, mas pode preparar instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania”.
Para que a escola cumpra a sua função social será necessário:
• Integração e participação da comunidade escolar;
• Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando;
• Cursos de formação e qualificação dos profissionais da educação;
• Criação e reorganização do espaço físico;
• Material didático e outros que facilitem o trabalho do professor;
• Número de alunos em sala de aula condizente com a metragem do ambiente;
• Recursos humanos, pedagógicos e financeiros;
• Cobrança de regras de convivência em grupo;
• Melhor qualificação profissional;
• Política que estabeleça professores efetivos;
• Restabelecimento da motivação e credibilidade dos professores.

 


• Educacional
O ensino fundamental, cujo objetivo maior é a formação básica do aluno. A oferta do ensino fundamental com idade entre 10 a 26 anos.

6° ano
7° ano
8° ano
9° ano
1ª série
2ª série
3ª série

• Pedagógico
A metodologia de ensino fundamental do Colégio Cunha está baseada na proposta sócio construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

 

O Colégio Cunha em tempo integral promoverá a ampliação de tempos e espaços em sintonia com a ampliação das ações educativas programadas, das oportunidades educativas, da intensificação e do maior compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre profissionais da escola, famílias e outros atores sociais, sob a coordenação da escola e de seus professores, visando alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social e diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, em especial entre as populações socialmente mais vulneráveis.
O Colégio Cunha em tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado implica a ampliação da jornada escolar diária mediante o desenvolvimento de atividades ou oficinas tais como o acompanhamento pedagógico, o reforço e o aprofundamento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científica, a cultura, as artes, a música, a educação física, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, os direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde e da qualidade de vida, entre outras atividades pedagógicas curriculares, articuladas às áreas de conhecimento.
As atividades ou oficinas serão desenvolvidas dentro do espaço escolar, conforme a disponibilidade da escola, ou fora dele, em espaços distintos da cidade ou do território em que está situada a unidade escolar, mediante a utilização dos equipamentos sociais e culturais disponíveis e incentivando parcerias com órgãos e entidades locais.
        Os órgãos executivos e normativos do sistema estadual e dos municípios vinculados ao sistema devem assegurar que a escola de tempo integral efetue o atendimento aos alunos em infraestruturas adequadas, com pessoal qualificado.
 O Colégio Cunha em tempo integral, dentro de um contexto inovador, tem um papel fundamental na educação básica. Figura como um novo modelo de proposta de educação, que foge dos padrões do ensino convencional e aproxima os alunos à diversas fontes de conhecimento, enobrecendo a prática da cultura, das artes, de atividades físicas e sociais, como forma de estímulo ao conhecimento, melhoria do ensino e aprendizagem, além de funcionar como fator de diminuição da evasão escolar.
“Art. 46. O elemento que caracteriza uma escola de tempo integral não é o fator tempo, mas a programação de ações pedagógicas que o preenche e o utiliza adequadamente. ”

INTEGRAL VESPERTINO

HORÁRIOS

ATIVIDADES

7:10

PERÍODO DE SALA DE AULA

12:30

ALMOÇO COMPLETO (Oferecido pelo Colégio Cunha)

13:30

ATUALIZAR E FAZER TAREFAS DO DIA / REFORÇO ESCOLAR

15:00

LANCHE DA TARDE (Oferecido pelos pais ou responsáveis)

15:30

ATIVIDADES FÍSICAS E SOCIAIS (Karatê, vôlei, futebol de salão, basquete)

17:15

SAÍDA

18:00

ÚLTIMA HORA PARA ENTREGA DOS ALUNOS AOS PAIS

SALA DE AULA - QUADRO DE HORÁRIOS - MATUTINO


Série

MATUTINO

1ª AULA

7:10 – 8:00

2ª AULA

8:00 – 8:50

3ª AULA

8:50 – 9:40

INTERVALO

9:40 – 09:55

4ª AULA

9:55 – 10:45

5ª AULA

10:45– 11:35

6ª AULA

11:35 – 12:20

 

Colégio Cunha
Telefones: (62) 3288-1915 / 3288-2639
Av. União (Anel Viário), Qd 88 Lt 09, Garavelo Residencial Park
Aparecida de Goiânia - CEP: 74900-630
E-Mail: secretaria@colegiocunha.com.br

Colégio Cunha
2010 - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido e mantido por Arquivo de Códigos