Home Care

INTRODUÇÃO

Definição Assistência Domiciliar, o Home Care deve ser considerada como um recurso a ser utilizada que procura manter o cliente junto à sua família, buscando-se o conforto e a recuperação, reabilitação biopsico-social, além de primar pela garantia dos mesmos princípios de biossegurança a que os clientes teriam acesso na internação hospitalar tradicional (COFEN). É indicada para pacientes em fase aguda ou crônica de doenças, com incapacidade funcional em uma ou mais atividades, visando sua reabilitação, recuperação ou mesmo a oferta de cuidados paliativos. Incluem-se ainda no programa procedimentos pontuais como curativos, administração de medicamentos via parenteral, entre outros.

OBJETIVOS

Este curso tem como objetivo geral proporcionar ao aluno os cuidados domiciliar, capacitados em prestar assistência qualificada e especializada para o desempenho de tarefas e rotinas diárias.

PRÉ - REQUISITO

Ser Auxiliar, Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro.

DURAÇÃO

DE 6 MESES
ENCONTROS:
SEMANAIS
SABADOS: 08:00 AS 16:00

TITULAÇÃO

Ao final do curso, aos alunos aprovados será conferido certificado de especialização técnica em HOME CARE.

REQUISITO DE MATRÍCULA

• Cópia da cédula da identidade e CPF.
  • Cópia do comprovante de residência.
  • Cópia do comprovante de conclusão do 2º grau.
  • Quatro fotos 3X4.
  • Taxa de matricula paga.
  • Diploma do Curso Técnico

DISCIPLINAS

• Rotinas de admissão do paciente em domicílio.
  • Treinamento dos familiares no acolhimento do paciente em domicílio.
  • Treinamento do banho, higiene oral, aspiração administração das dietas e curativos.
  • Treinamento de diluição, administração do fármaco ao paciente em HOME CARE nas vias corretas.
  • Treinamento de administração de oxigênio em cateter nasal mascara de oxigênio e mascara em tenda e como usar o concentrador bipap e cpap.
  • S A E em HOME CARE.
  • Cuidados de enfermagem em pacientes com patologia crônicas.
  • Fundamento de enfermagem em paciente de HOME CARE.
  • Técnicas de punção venosa,  cuidados no manuseios com a traqueostomia, gastrostomia e colonostomia no paciente de HOME CARE.
  • Treinamento de relatório de enfermagem cefalocaudal.
  • Trabalho de conclusão do curso tcc.

Voltar para a relação de cursos de Especialização Técnica