Eventos

 

UNIDADE ESCOLAR:
Nome: CDEC- Centro de Desenvolvimento Educacional Cunha Ltda.
Nome Fantasia: Colégio Cunha
Endereço: Avenida União, Esquina com 42 E, Qd. 88, Lotes 07, 08 e 09. Garavelo Residencial Park, Aparecida de Goiânia – GO, CEP – 74.930-600.
Modalidades de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Cursos de Habilitação Técnica, Especialização Técnicas e Cursos de Pequena Duração.
Horário de Funcionamento: Das 06:30 ás 22:00
Registro na JUCEG em 03/03/2010, sob o nº 52202761251
Fundação: 2010
Código do INEP – 52097862

 

 

O COLÉGIO CUNHA, mantido pelo CDEC – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL CUNHA LTDA, estabelecido na Av. União (anel viário) Qd 88 Lt 09, Garavelo Park, município de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás, RESOLUÇÃO CEE/CEP Nº 066, de 26 de novembro de 2010, sabendo que só há mudanças no país se houver transformações profundas na educação, através da construção deste projeto uma proposta que contribuirá para uma melhoria na qualidade do ensino. Só assim, é possível formar cidadãos críticos, competitivos e capazes o bastante para serem agentes transformadores de sua realidade e do contexto social. O Projeto Político Pedagógico do Colégio Cunha tem como objetivo transformar uma realidade e propõe caminhos que direcionarão os trabalhos desenvolvidos no Ensino Técnico nos turnos: matutino e noturno, desenvolvidos por esta instituição.

O Colégio Cunha assume um compromisso político e social, em uma abordagem interdisciplinar, esboçando o novo perfil das escolas privadas, em Goiás. Na escola o projeto político pedagógico será um conjunto de princípios capazes de orientar a ação da escola, ação esta que deve ser formulada e redimensionada levando mudanças paradigmáticas que ocorreram nas Escolas Privadas ao longo de sua historicidade, enquanto prática social, mostra a necessidade de adequar o processo de formação do cidadão às transformações sociais.

Nessa perspectiva, o COLÉGIO CUNHA, se posiciona enquanto elemento transformador e formador de cidadãos, levando seus alunos a repensarem e construírem uma nova imagem de si, entendendo-se como agentes dessa ação. Com as diretrizes traçadas neste Projeto Político Pedagógico espera-se atender às exigências dos artigos 12 e 13 da L.D.B. que prevê que as escolas terão a incumbência de elaborar e executar, juntamente com o corpo docente e administrativo, um Projeto Político Pedagógico que seja efetivo e eficiente e que propicie meios para que as escolas possam alcançar os objetivos propostos.

 

As profundas transformações sociais trazidas pela globalização acarretam velozes e significativas mudanças no cenário econômico nacional e internacional, demandando por parte das empresas a busca incessante de maior produtividade e competitividade. Tornou-se crucial para as empresas ter em seus quadros pessoas que entendam essa nova configuração dos processos organizacionais e saibam escolher as melhores alternativas para a tomada de decisão e o gerenciamento de suas respectivas operações.

Os cursos do COLÉGIO CUNHA, foram concebidos para atender à demanda criada nesse contexto, é(são) dotado(s) de um conteúdo consistente e de uma visão atualizada das melhores práticas contemporâneas. Essas práticas são ensinadas, simuladas e enriquecidas pelo uso intensivo de laboratórios e/ou tecnologias da informação e desenvolvidas por professores com alto grau de comprometimento e competência, provendo um aprendizado sintonizado com a realidade mercadológica e a inovação nas organizações.

O COLÉGIO CUNHA visa promover o desenvolvimento da região através dos cursos técnicos, proporcionando à busca por alternativas. Para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento dessa região, ele foi planejado, ordenado e bem conduzido, pois a implementação de um do Colégio requer responsabilidade, pois significa pôr em prática um projeto, programa ou plano, por meio da organização e planejamento das ações concretas a serem executadas.

 

Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade, capacitando a pessoa humana para o exercício profissional e de cidadania, atuando na sociedade com responsabilidade através da consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

 

Ser um colégio de referência de ensino e cultura, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas e que contribua para a educação de crianças, jovens e adultos, atuando como agente formador,crítico, empreendedor e transformador da sociedade.

 

O Colégio Cunha, na qualidade de instituição que assume o compromisso de desenvolvimento educacional em todas as esferas do ensino.

Desenvolver o crescimento cultural, econômico, social e populacional, com o objetivo de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que serão adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade, ser uma instituição aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural.

• Elevar o desempenho científico dos alunos.

• Efetivar a gestão participativa.

• Resgatar a auto-estima, a co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.

• Proporcionar condições favoráveis para a aprendizagem significativa do aluno dentro e fora da sala de aula.

 

O mundo passa na atualidade por grandes transformações de cunho político, econômico, social e religioso exigindo da escola uma redefinição de seus objetivos como instituição formadora. Pretendemos assim, colaborar efetivamente na formação de cidadãos críticos, empreendedores e capazes de atuar na definição e redefinição de modelos sociais impostos e ultrapassados, não sendo passivos omissos e nem crítico destrutivos.

Valorizando ainda:

• Participação – buscamos ações coletivas que envolvam a integração de todos na escola, priorizando a troca de experiência.

• Inovação – buscamos formas apropriadas, dinâmicas, criativas e trabalho em equipe.

• Respeito mútuo – Respeitamos tanto os profissionais do Colégio, como os alunos e a comunidade.

• Transparência – atuamos de forma transparente visando uma comunicação aberta, sincera e honesta.

O Colégio Cunha trabalha com uma visão gestora holística, tendo como compromisso a interação da equipe docente, administrativa, discente e comunidade local e circunvizinha. A gestão é exercida de forma compartilhada com os órgãos colegiados: Conselho escolar, bem como de forma direta junta a todo o corpo docente, administrativo e discente.

 

O COLÉGIO CUNHA, mantido pelo CDEC - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL CUNHA LTDA, COLÉGIO CUNHA, estabelecido na Av. União (anel viário) Qd 88 Lt 09, Garavelo Park, CEP 74.930-600, município de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás, CREDENCIAMENTO RESOLUÇÃO CEE/CEP N282, de 26 de novembro de 2010, sabendo que só há mudanças no país se houver transformações profundas na educação, através da construção de uma proposta que contribuirá para uma melhoria da qualidade do ensino. Só assim, formar cidadãos críticos, competitivos e capazes o bastante para serem agentes transformadores de sua realidade e do contexto social.

O Projeto Político Pedagógico do COLEGIO CUNHA propõe caminhos que direcionarão os trabalhos que desenvolvidos nos cursos de Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas, Habilitação Técnica em Enfermagem, Habilitação Técnica em Radiologia, Habilitação Técnica em Estética Facial, Habilitação Técnica em Segurança do Trabalho, Ensino Médio, Ensino Fundamental II, Ensino Fundamental I, Educação Infantil, Berçário e Período Integral para alunos do Fundamental I e Educação Infantil.

 

O Berçário do COLEGIO CUNHA atende crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Será no Berçário que a criança terá contato com ambientes diferentes da sua casa e da sua família. Por isso, o envolvimento, o carinho e o trabalho com o desenvolvimento cognitivo e motor, a atenção e os cuidados oferecidos pelas professoras/educadoras são fundamentais para que o bebê desenvolva o sentimento de segurança.

 

O COLEGIO CUNHA favorece a contrução do conhecimento embasado na valorização de conceitos éticos, impotantes para o desenvolvimento de toda criança que há de tornar-se um cidadão exemplar na vida adulta.

Trabalhamos para desenvolver competências valorizando o brincar como meio da criança adquirir conhecimento, sendo assim, a criança da Educação Infantil vai apropriar-se das possibilidades de fazer uso das suas habilidades e competências cognitivas de forma coerente e ampla, tendo a oportunidade de sonhar, criar, relatar, realizar e transformar as pessoas no sentido de promover a construção de um mundo.

Público alvo: Crianças com 3, 4 e 5 anos.

 

A proposta Pedagógica e Educacional do COLÉGIO CUNHA é embasada no respeito a criança e sua evolução. Visando uma educação que contemple o seu desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e social em sua formação.

A didática adotada integra conteúdos e conceitos na construção ativa das capacidades intelectuais, assim como conteúdos procedimentais e atitudinais, onde o aluno desenvolve-se como ser participativo e transformador da sua realidade.

Turmas: 1º ao 5º ano.

 

Nos termos do Art. 32 da LDB n. 9.394/96 temos como objetivos:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

• A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

• O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

• O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

• O domínio de competências e habilidades que levem à consciência da cidadania e facilitem que melhor inserção do educando no ambiente social.

O COLÉGIO CUNHA, preocupado em fazer com que os alunos desenvolvam suas capacidades, ajusta sua maneira de ensinar e seleciona os conteúdos de modo a auxiliá-los a se adequarem às várias vivências a que são expostos em seu universo cultural; considera as capacidades que os alunos já têm e as potencializa, preocupa-se com aqueles alunos que encontram dificuldade no desenvolvimento das capacidades básicas, tornando assim o ensino mais humano, mais ético.

Turmas: do 6º ao 9º ano.

 

Nos termos do Art. 35 da LDB n. 9.394/96 temos como objetivos:

• A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

• A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

• O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

• A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Turmas: 1ª a 3ª séries.

 

Os cursos Técnicos do COLÉGIO CUNHA foram concebidos para atender à demanda criada nesse contexto, elaboração de um conteúdo consistente e de uma visão atualizada das melhores práticas contemporâneas. Essas práticas são ensinadas, simuladas e enriquecidas pelo uso intensivo de laboratórios e /ou tecnologias da informação e desenvolvidas por professores com alto grau de comprometimento e competência, promovendo um aprendizado sintonizado com a realidade mercadológica e a inovação nas organizações.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Estética Facial e Corporal.


 
 
Colégio Cunha
Telefones: (62) 3288-1915 / 3288-2639
Av. União (Anel Viário), Qd 88 Lt 09, Garavelo Residencial Park
Aparecida de Goiânia - CEP: 74900-630
E-Mail: secretaria@colegiocunha.com.br

Colégio Cunha
2010 - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido e mantido por Arquivo de Códigos