Eventos

>

A grande demanda por profissionais técnicos em enfermagem trouxe a necessidade de criação do curso. As atividades profissionais desenvolvidas serão desempenhadas em instituições de saúde bem como em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, lar de idosos e outros.
O perfil do novo profissional da saúde deve ser ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da Área, além de possuir bom relacionamento interpessoal, ser flexível, dinâmico, equilíbrio emocional, criatividade, raciocínio lógico e realizar assistência humanizada.
Nos últimos anos tem-se observado um crescimento na procura de cursos técnicos no Brasil, esse interesse é decorrente da formação técnica se dá em tempo mais curto, em geral leva uma no e meio, o que permite uma rápida entrada no mercado de trabalho e o curso técnico em enfermagem está entre os mais procurados.
.O técnico de enfermagem atua no planejamento, na programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem, na prestação de cuidados aos pacientes em estado grave, na prevenção e controle das doenças transmissíveis, prevenção de acidentes e doenças profissionais e do trabalho, e prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, entre outras.

 

Objetivo Geral

O curso Técnico em Enfermagem tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação profissional o e que os habilitem a exercer a atividade profissional com vistas à atuação junto à realidade vivenciada o que se concretizará através da oferta de ensino que possibilite o aproveitamento de experiências anteriores e que correspondam ao perfil profissional inserido nesta proposta dentro dos termos dispostos pela legislação em vigor.

Objetivos Específicos

  • Conduzir o estudante ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, em sintonia com as novas demandas de uma economia aberta, globalizada e de uma sociedade democrática;
  • Valorizar a experiência profissional e o estudo não-formal;
  • Desenvolver a avaliação integral, contínua e cumulativa e sistemática;
  • Desenvolver um padrão de ensino renovado e flexível, considerando, particularmente, as necessidades, expectativas e condições de vida e trabalho da clientela à qual prestará os serviços educacionais.
  • Capacitar o aluno para o planejamento e a prestação dos cuidados integrais de enfermagem ao individuo na saúde e na doença;
  • Prosseguir no seu desenvolvimento integral como pessoa humana;
  • Desenvolver competências pessoais e profissionais necessárias e comuns a todo trabalhador da área da saúde;
  • Interagir com os demais membros da equipe multiprofissional, ampliando a sua esfera de atuação e a mobilidade profissional na área;
  • Favorecer a laboralidade e a continuidade dos estudos;
  • Preparar-se para atender às necessidades do mercado de trabalho, considerando as transformações socioculturais e tecnológicas.

 

O Curso de Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem a 3ª Etapa EJA Ensino Médio, ministrado pelo CDEC - Colégio Cunha  será oferecido a candidatos que já tenham concluído o Ensino Fundamental e ter a idade de 18 anos.
Para ingresso no Curso de Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem a 3ª Etapa EJA Ensino Médio  deve-se preencher completamente a ficha de inscrição, o objetivo é conhecer os candidatos e apoiá-los no processo de aperfeiçoamento profissional, levando em conta sua formação, expectativas e situação atual.
No ato da matrícula o candidato apresentará os seguintes documentos:

  1. Declaração da escola comprovando que o aluno está cursando a escolaridade mínima exigida (original).
  2. Cédula de Identidade (fotocópia);

c) CPF (fotocópia);
d) Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (fotocópia e original para conferência/ autenticação);
e) 1(uma) fotografia 3x4 (recente);
f) Termo de ciência da necessidade de conclusão do ensino Fundamental, para obtenção do diploma, para os candidatos que estiverem cursando este nível de ensino.
O Curso de Habilitação Técnica de nível médio em Enfermagem conta com 3 (três) módulos sendo um pré-requisito para o seguinte.
As inscrições e as matrículas serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Unidade e com os termos regimentais.
A critério da Unidade poderá ser admitido processo seletivo, nele incluindo avaliação de habilidades ou conhecimentos específicos.

 

Perfil Profissional de Conclusão em Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem

O exercício da atividade de Enfermagem, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativo de Enfermeiro, Habilitação Profissional Técnica de Enfermagem, Qualificação Profissional Técnica em auxiliar de Enfermagem e Parteiro, e ainda, só será permitido ao profissional que estiver inscrito no Conselho Regional de Enfermagem – COREN.
            O Técnico em Enfermagem pode exercer suas atividades em uma variedade de estabelecimentos, como: Hospital Lúcio Rebelo, Hospital São Domingos, Secretaria Municipal de Saúde Aparecida de Goiânia - GO, Unidades de Saúde da Família, unidades públicas ou privadas, civis ou militares; consultórios e clínicas médicas de estética e odontológicas; laboratórios de análises clínicas, medicina nuclear e de diagnósticos; ambulatórios de empresas – enfermagem do trabalho;  postos de saúde e centros comunitários; enfermarias de escolas, creches, clubes e academias; unidades móveis – SAMU e as outras de convênios particulares:  atendimento domiciliar.
A população brasileira está envelhecendo e necessitando de mais cuidados. Os familiares, cada vez mais, estão contratando, para jornadas de 4 a 8 horas diárias, profissionais para atenderem, em casa, seus idosos e enfermos. Isso melhora ainda mais a colocação da Habilitação Profissional Técnica de Enfermagem de nível médio.
O Técnico em Enfermagem é um profissional que participa de ações de promoção, recuperação e manutenção da saúde, trabalhando em equipes de saúde multiprofissionais, visando à melhoria da qualidade de vida da população nos seguintes espaços ocupacionais ou funções:

  • Promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
  • Prevenção e controle das doenças;
  • Apoio ao atendimento clínico e organização do ambiente de trabalho em saúde;
  • Restabelecimento da saúde;
  • Planejamento participativo e avaliação dos serviços de saúde (gestão).

São aspectos do perfil profissional do Técnico de Enfermagem:

  • Raciocínio lógico;
  • Cooperatividade;
  • Capacidade de observação
  • Autonomia intelectual;
  • Senso crítico;
  • Iniciativa;
  • Ética;
  • Capacidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Solidariedade;
  • Espírito empreendedor;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Flexibilidade

Exige-se do profissional de saúde “capacidade de diagnóstico, de soluções de problemas, aptidão para tomar decisões, trabalhar em equipe, enfrentar situações em constante mudança e intervir no processo de trabalho para a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços”. Para acompanhar as transformações da área de saúde e desempenhar com aptidão suas atividades profissionais, os Habilitados profissionais técnicos de nível médio devem ter, ainda, uma formação ampla, que lhes possibilite continuar sua educação de forma permanente.

 

O curso de Qualificação de Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem serão ministrados em três módulos distintos. Cada módulo é composto por funções e subfunções que contém as competências, habilidades e bases tecnológicas que lhes correspondem, apresentando o seguinte itinerário profissional. A duração da hora aula será de 60 minutos.
Módulo I – Módulo básico da área de saúde, com carga de 340 horas, sem terminalidade, sendo pré-requisito para os módulos II e III.

Módulo II - Módulo com terminalidade para Qualificação Auxiliar de Enfermagem.
Será necessário que o aluno tenha concluído o módulo I, acrescido da carga do modulo II de 420 horas de fundamentação teórico-prática e de 300 horas de estágio, perfazendo um total de 700 horas.

Módulo III - Módulo com terminalidade Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, com carga total de 700 horas sabendo que 440 horas equivale a aulas teórica/pratica e 300 horas para estágio profissional supervisionado.

Módulos
Organização Curricular
CH Teórica
CH Estágio
Total
I
Básico da Área de Saúde
200
-
200
II
Qualificação Técnica de Auxiliar de Enfermagem
600
400
1.000
III
Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem
400
200
600
  Carga Horária Total
1.200
600
1.800

Matriz Curricular

 

Faça sua inscrição
Voltar para a relação de cursos
Colégio Cunha
Telefones: (62) 3288-1915 / 3288-2639
Av. União (Anel Viário), Qd 88 Lt 09, Garavelo Residencial Park
Aparecida de Goiânia - CEP: 74900-630
E-Mail: secretaria@colegiocunha.com.br

Colégio Cunha
2010 - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido e mantido por Arquivo de Códigos